"De todas as crianças do mundo, sempre amigos!"
RSS

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

1º Encontro de apresentação – O que é e como se organiza a Infância Missionária - Dom 01/11

O que é a Infância?

Em 19 de maio de 1843, o Bispo de Nancy (França), D. Carlos de Forbin-Janson, decidiu de ajudar as atividades católicas na China, para isso, propôs às crianças da França que ajudassem outras crianças, rezando uma Ave-Maria por dia e doando um dinheirinho por mês.

Essa iniciativa veio como resposta ao apelo de missionários(as) que lhe escreviam contando a situação do sofrimento das crianças chinesas. As crianças assumiram esse compromisso e, assim, foi criada a Santa Infância, hoje a Infância Missionária. Essa iniciativa se espalhou por vários países e alcança milhares de crianças necessitadas de todos os lugares, culturas, raças e crenças.


Por que Infância?

Porque os protagonistas são as crianças, elas que se dedicam em favor de todas as outras crianças do mundo. O nome Infância Missionária vem de uma devoção existente então na França: a infância do Menino Jesus. Por isso surgiu o nome Santa Infância.


Por que é Missionária?

Porque educa as crianças no crescimento da Fé, inserindo-as nas atividades missionárias numa dimensão universal. Pelo compromisso do Batismo, vivem a experiência da partilha da Fé e de seus bens com todas as crianças do mundo.


Por que é uma Obra Pontifícia?

Porque está presente no mundo todo, pelo seu testemunho e eficiência. Foi aprovada e reconhecida pelo Papa Pio XI como Obra evangelizadora a serviço de toda Igreja.


Qual a sua finalidade?

Aumentar o espírito missionário e estimular a evangelização em todo o mundo. “Crianças ajudam e evangelizam crianças”. São crianças em favor de outras.

Tomando como exemplo a vida de Jesus e de seus discípulos, a IM tem em Maria, a mãe de Jesus, uma fiel testemunha da ação evangelizadora assim como São Francisco Xavier e Sta Teresinha do Menino Jesus.


Como se organiza a Infância?

A IM está presente nas paróquias, comunidades e escolas. Possui como membros, crianças de 7 a 14 anos que desejem ser missionários.

Para participar da IM, a crianças deve demonstrar interesse e gostar do que está fazendo. Além disso, deve disponibilizar seu tempo para os encontros e atividades.

Os grupos são formados por 12 crianças relembrando os Apóstolos, aos quais Jesus enviou a missão de proclamar o Evangelho ao mundo. Cada grupo escolhe um coordenador(a), que distribuirá tarefas aos seus companheiros. Além disso, há o assessor, que nos ajuda a preparar os encontros semanais, orienta e anima o grupo no desenvolvimento das tarefas missionárias.

O grupo da Infância Missionária não deve ficar isolado de sua comunidade. Deve manter uma comunicação constante com o padre.


Programa de vida da IAM (Compromissos)

As crianças e os adolescentes missionários comprometem-se a:

1- Tornar Jesus conhecido e amado;

2- Colocar-se à disposição de todos com alegria;

3- Repartir seus bens com os que não têm, mesmo à custa de sacrifícios;

4- Rezar todos os dias pelas crianças e adolescentes do mundo inteiro;

5- Louvar e agradecer a Deus pelos dons recebidos;

6- Manter-se bem informados sobre os acontecimentos que envolvem as pessoas de todos os continentes;

7- Reconhecer o que é bom da vida e da cultura dos outros povos, respeitando-os e valorizado-os;

8- Ser bem comportados e responsáveis em casa, na escola, na comunidade, evangelizando com o exemplo da própria vida;

9- Nunca desanimar diante das dificuldades;

10- Tornar Nossa Senhora, a mãe de todos os povos, conhecida e amada.



Adaptado de: Infância e Adolescência Missionária
Roteiro para assessores e coordenadores de grupos de crianças
POM

0 comentários:

Postar um comentário