O que é a Infância?
Em 19 de maio de 1843, o Bispo de Nancy (França), D. Carlos de Forbin-Janson, decidiu de ajudar as atividades católicas na China, para isso, propôs às crianças da França que ajudassem outras crianças, rezando uma Ave-Maria por dia e doando um dinheirinho por mês.
Essa iniciativa veio como resposta ao apelo de missionários(as) que lhe escreviam contando a situação do sofrimento das crianças chinesas. As crianças assumiram esse compromisso e, assim, foi criada a Santa Infância, hoje a Infância Missionária. Essa iniciativa se espalhou por vários países e alcança milhares de crianças necessitadas de todos os lugares, culturas, raças e crenças.
Por que Infância?
Porque os protagonistas são as crianças, elas que se dedicam em favor de todas as outras crianças do mundo. O nome Infância Missionária vem de uma devoção existente então na França: a infância do Menino Jesus. Por isso surgiu o nome Santa Infância.
Por que é Missionária?
Porque educa as crianças no crescimento da Fé, inserindo-as nas atividades missionárias numa dimensão universal. Pelo compromisso do Batismo, vivem a experiência da partilha da Fé e de seus bens com todas as crianças do mundo.
Por que é uma Obra Pontifícia?
Porque está presente no mundo todo, pelo seu testemunho e eficiência. Foi aprovada e reconhecida pelo Papa Pio XI como Obra evangelizadora a serviço de toda Igreja.
Qual a sua finalidade?
Aumentar o espírito missionário e estimular a evangelização em todo o mundo. “Crianças ajudam e evangelizam crianças”. São crianças em favor de outras.
Tomando como exemplo a vida de Jesus e de seus discípulos, a IM tem em Maria, a mãe de Jesus, uma fiel testemunha da ação evangelizadora assim como São Francisco Xavier e Sta Teresinha do Menino Jesus.
Como se organiza a Infância?
A IM está presente nas paróquias, comunidades e escolas. Possui como membros, crianças de 7 a 14 anos que desejem ser missionários.
Para participar da IM, a crianças deve demonstrar interesse e gostar do que está fazendo. Além disso, deve disponibilizar seu tempo para os encontros e atividades.
Os grupos são formados por 12 crianças relembrando os Apóstolos, aos quais Jesus enviou a missão de proclamar o Evangelho ao mundo. Cada grupo escolhe um coordenador(a), que distribuirá tarefas aos seus companheiros. Além disso, há o assessor, que nos ajuda a preparar os encontros semanais, orienta e anima o grupo no desenvolvimento das tarefas missionárias.
O grupo da Infância Missionária não deve ficar isolado de sua comunidade. Deve manter uma comunicação constante com o padre.
Programa de vida da IAM (Compromissos)
As crianças e os adolescentes missionários comprometem-se a:
1- Tornar Jesus conhecido e amado;
2- Colocar-se à disposição de todos com alegria;
3- Repartir seus bens com os que não têm, mesmo à custa de sacrifícios;
4- Rezar todos os dias pelas crianças e adolescentes do mundo inteiro;
5- Louvar e agradecer a Deus pelos dons recebidos;
6- Manter-se bem informados sobre os acontecimentos que envolvem as pessoas de todos os continentes;
7- Reconhecer o que é bom da vida e da cultura dos outros povos, respeitando-os e valorizado-os;
8- Ser bem comportados e responsáveis em casa, na escola, na comunidade, evangelizando com o exemplo da própria vida;
9- Nunca desanimar diante das dificuldades;
10- Tornar Nossa Senhora, a mãe de todos os povos, conhecida e amada.
Adaptado de: Infância e Adolescência Missionária
Roteiro para assessores e coordenadores de grupos de crianças
POM
0 comentários:
Postar um comentário